sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Sala de Espera: um espaço para a construção de saberes

Sala de Espera: Um espaço para construção de saberes



 "Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, ocorrida em Alma-Ata, em 1978, expressou a necessidade de proteger e promover a saúde de todos os povos do mundo, como um direito humano fundamental.” (RODRIGUES, A; et all. 2009). Essa saúde pode ser entendida como um bem estar físico, social e emocional segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
    Conforme Rodrigues, et all (2009) saúde passou a ter a dimensão de qualidade de vida, e foram implementada novas estratégias para isso, como a criação do SUS para atender o indivíduo de forma integral em suas necessidades. O autor defende que a saúde primária deve ser à base dessa assistência.
       Neste sentido, ressalta-se que a Atenção Básica de Saúde deve contribuir de forma eficaz para a promoção da saúde do indivíduo, a partir do ponto de vista, que promover a saúde é diferente de prevenir doenças e tratá-las, pois sua promoção implica em eliminar riscos de doenças e diminuir a vulnerabilidade do grupo, em busca da qualidade de vida.
     Frente ao exposto, surge da necessidade de implantar em Unidades Básicas de Saúde práticas educativas na sala de espera, com metodologias que atendam a necessidade da população, a fim de minimizar a angústia da espera dos clientes pelo atendimento médico e contribuir para a uma aproximação entre os profissionais de saúde e a população. Objetivando fazer desse espaço uma construção de saberes, indispensáveis para se ter qualidade de vida.

        Isso deve ser feito partindo do princípio que os profissionais de saúde não devem transferir conhecimento e sim criar possibilidades para a sua construção, dialogando com o público. Isso é o que nos diz Paulo Freire, um dos grandes educadores do século XX que defende a educação como prática da liberdade. O grande desafio proposto por nós,profissionais de saúde  é o de como dialogar com esse público da sala de espera para conseguirmos efetivar a promoção da saúde. Como interagir e promover a reflexão-ação de forma a satisfazer as reais necessidades da população. É sob a ótica de Paulo Freire, colaboração da Geografia Médica e outras referências que vamos construir nossas base.

RODRIGUES, A.; et all. Sala de espera: Um ambiente para efetivar a educação em saúde.RevistaeletrônicadeextensãodaURJ.ISSN-163.Vol.5N7:1-1,Maio,2009.Acessado em 25/05/2014. 

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